Pular para o conteúdo principal

10 Livros para comemorar o Dia Mundial do Livro Infantil

1 - O amigo do rei, de Ruth Rocha: O escravo Matias era amigo de ioiô, seu patrão. Brincavam e brigavam, indiferentes a qualquer lei, sem saber que, um dia, um deles ainda seria rei. As histórias da Série Vou te Contar! foram escritas pela Ruth Rocha durante os anos de 1969 a 1981 em várias revistas para crianças que ela dirigiu, publicações que faziam um grande sucesso entre os pequenos. São histórias que mostram situações e personagens que valorizam a independência de pensamento e a ousadia: um coelhinho que não queria ser coelho de Páscoa e escolhe outra profissão, um menino fazendeiro que se torna amigo de um menino escravo, um macaco e um porco que são companheiros de aventuras e saem pelo mundo ajudando as pessoas... e muitas outras coisas mirabolantes, que a gente lê, relê e sempre dão muito que pensar! 

2 - Quem mexeu no meu queijo - Para Crianças, de Spencer Johnson:Como atravessamos o labirinto das mudanças? Às vezes agimos como SNIFF, que logo fareja a necessidade de mudança; ou SCURRY, que imediatamente entra em ação; ou HEM, que resiste às mudanças, pois está convencido de que elas são sempre para pior; ou HAW, que aprende a se adaptar quando percebe que as mudanças podem levar a algo melhor! Seja como for, todos nós temos uma característica em comum: a necessidade de encontrar nosso caminho no labirinto das mudanças. Mudar junto com o queijo, esse é o segredo!

3 - O Sapo e o Porco-Espinho, de Rubem Alves: A fonte estava feliz! Ela estava amando. Tinha uma namorada: uma Menina Ela viria naquele dia. A Fonte esta esperando. A Fonte não sabia explicar as razões do seu amor pela Menina. O amor não tem razões. Mas havia certas coisas que a comoviam... ... O olhar da Menina: aquele sorriso que dizia: "Que bom que você existe!" Os olhos falam sem palavras, acariciam sem tocar. ... Sua voz: era sempre mansa. Como se fosse um eco da própria voz das fontes, que falam sempre murmurando. É mais este livro não é só poesia, ele nos conta muito mais... Fala da feiúra das pessoas quando ficam com raiva, leia esta obra e descobrirá como tornar mais leve este sentimento.

4 - O menino que chovia, de Claudio Thebas: Narra a história do menino das lágrimas sem usar em nenhum momento o verbo "chorar" ou o substantivo "choro". Ágil, divertida, sua narrativa em versos revela com sutileza todo o jogo de contradições emocionais que agita o cotidiano das personagens. O enredo se arma como uma seqüência de cenas curtas e expressivas, o que pode inspirar, em sala de aula, um bom exercício de teatralização.

5 - Os bichos que tive, de Sylvia Orthof: Rã, coelho, gato, cachorro e até bicho-de-pé. Todos eles já foram "animais de estimação" da menina Sylvia Orthof. Ao recordar sua infância, a autora relata as alegrias, os problemas e muitas surpresas na convivência diária com alguns bichinhos. Até mesmo um ser imaginário, o bicho-papão, ganha uma história só para ele.

6 - Caixa Monteiro Lobato Infantil: Uma menina do nariz arrebitado, uma boneca de pano muito falante e espevitada, um sabugo de milho fidalgo e um garoto corajoso e aventureiro. Estes são os personagens principais da Turma do Sítio do Picapau Amarelo. Eles sempre estão dispostos a ouvir uma boa história da avó Dona Benta e a aproveitar o melhor dos quitutes de Tia Nastácia.

7 - Peter e Wendy, de J. M. Barris: Peter Pan e Wendy surgiu como peça de teatro. Em 1930 J. M. Barrie doou os direitos autorais do livro a um hospital infantil de Londres. Em 1987, cinqüenta anos após a morte do autor, esses direitos expiraram, mas o Parlamento inglês abriu uma exceção e determinou que o hospital continuaria a recebê-los enquanto existisse.

8 - Sai da Lama Jacaré, de Graça Lima: Conta a história de um jacaré que servia de ônibus escolar para seus amiguinhos, já que eles estudavam do outro lado do rio. Certo dia, depois de deixar todos na escola, o jacaré foi divertir-se e acabou cochilando numa poça de lama. O animal, que costuma ser visto pelas crianças como mau, na história é bonzinho... Sonha que havia sido capturado por caçadores que o transformariam em bolsa, sapato e roupas. Quando ele está no auge do pesadelo, sonha estar entrando numa máquina que vai transformá-lo em acessórios e vestimentas. O jacaré é, enfim, acordado pelos seus amiguinhos, que queriam ir para a casa. Sai da lama jacaré traz um bom ensinamento sobre a preservação da natureza para crianças ainda em processo de aprendizagem, uma vez que são elas mesmas que criam a história e dizem quais são as causas e conseqüências da matança, além de compreenderem a importância da proteção ambiental. Uma outra forma de ser trabalhada está ligada à expressão ¨lágrimas de crocodilo¨. Os crocodilos e jacarés possuem o sistema lacrimal muito desenvolvido, o que faz com que, enquanto eles abrem a boca para engolir uma presa, saiam lágrimas de seus olhos. O próprio jacaré tem um significado todo especial, visto que é um animal que representa a preguiça. A própria frase "Sai da lama jacaré" quer dizer sair da acomodação, tomar mais cuidado para não ser capturado.

9 - O menino Pedro e seu Boi Voador, de Ana Maria Machado: Fala de como os adultos se enganam ao não dar importância às coisas que as crianças dizem. O jovem leitor vai adorar acompanhar esta emocionante história.

10 - O príncipe sem sonhos, de Marcio Vassallo: Thiago era um príncipe que tinha tudo. Num consumismo irrefreável, o rei e a rainha davam-lhe todos os presentes que ele poderia ou não imaginar e desejar. Mas havia uma grande tristeza no coração de Thiago: ele queria ter um sonho. Vai pedir conselhos ao avô e encontra uma explicação: é dentro dele que está adormecido o sonho, basta despertá-lo. Editora: Brinque-Book

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Túnel Eduardo Guinle é inaugurado em Nova Friburgo após 7 anos de obras

  Nova infraestrutura é marco na história da cidade e atende a um grande anseio da população por melhorias na mobilidade urbana O túnel rodoviário que liga os bairros de Olaria e Ypu foi oficialmente inaugurado hoje, após sete anos de obras. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o Governador do Estado do Rio de Janeiro. A obra é um marco na história da cidade e responde a um grande anseio da população friburguense por melhorias na mobilidade urbana. A nova infraestrutura promete reduzir o tempo de deslocamento entre os bairros e melhorar a fluidez do tráfego no centro da cidade, sobretudo na Praça Marcílio Dias. Além disso, a obra também vai contribuir para a redução da poluição do ar e do ruído, melhorando a qualidade de vida dos moradores. A inauguração do túnel é um passo importante para o desenvolvimento da cidade e demonstra o compromisso do governo com a melhoria da infraestrutura urbana. A população friburguense recebeu a notícia com entusiasmo...

Estátua de Machado de Assis é reinaugurada em Nova Friburgo após ato de vandalismo

Monumento que foi pichado com a frase 'Capitu inocente' é restaurado e volta a atrair turistas na Praça Getúlio Vargas A estátua de Machado de Assis, localizada na Praça Getúlio Vargas, em Nova Friburgo, foi reinaugurada após sofrer um ato de vandalismo que gerou indignação na comunidade local. A estátua, que é uma doação da Academia Brasileira de Letras ao município, foi pichada com a frase "Capitu inocente" em letras vermelhas, aparentemente em protesto ao enredo do livro "Dom Casmurro", no qual Bentinho, narrador da história,  questiona a fidelidade da esposa, Capitu. A estátua, que havia sido danificada, foi restaurada e agora volta a ser um ponto turístico importante na cidade. A obra de arte havia sido instalada na década de 1970 e era muito visitada por turistas que desejavam registrar o momento com o Bruxo do Cosme Velho. Machado de Assis tem uma ligação especial com Nova Friburgo, onde esteve em duas ocasiões para tratar de sua saúde e da saúde de s...

Galã friburguense estreia em novela da Global

O friburguense Gê vive o personagem principal da próxima novela das 20h, estreando como ator, depois de uma vitoriosa carreira como escritor. A Global está apostando que em breve Gê terá se transformado no mais novo “Namoradinho do Brasil”. Gê faz par romântico com a atriz Débora Cecco e as cenas tórridas vividas pelo casal vêm causando estremecimento entre o novo galã e sua esposa, D. Maria. No entanto, o salário, que se acredita ser superior a R$ 300.000,00, têm acalmado os ânimos de D. Maria, principalmente depois que Gê declarou que vai matricular os filhos em universidades norte-americanas. Além disso, Gê já firmou contrato ─ com cachê milionário ─ para estrelar comercial do papel higiênico BemBom. Mas não é sem motivo que D. Maria não se preocupa com a possibilidade de que o romance da novela vire romance na vida real. **************************************** Esta é uma obra de ficção.  Qualquer semelhança com nomes, pessoas, fatos ou situações da vida real terá sido mera coi...

Homem é resgatado após dois dias na Pedra da Catarina

Pedra da Catarina: montanha é conhecida nacionalmente abrigar o letreiro de Nova Friburgo Um montanhista de 25 anos foi resgatado com ferimentos leves após passar 48 horas perdido na trilha que leva ao topo da Pedra da Catarina, uma montanha famosa por abrigar o icônico letreiro de Nova Friburgo. O jovem, que se encontra bem após o resgate, expressou sua gratidão pelo trabalho eficiente dos bombeiros. A Pedra da Catarina, que leva esse nome em homenagem ao Deux Catherine , u m dos navios que trouxeram os primeiros colonos suíços para Nova Friburgo , é um ponto turístico conhecido não apenas pela beleza natural, mas também pelo letreiro gigante que se tornou um símbolo da cidade. Com letras maiúsculas brancas medindo 14 metros de altura e 106 metros de comprimento, o marco foi construído em 1966 e oficialmente inaugurado em 16 de maio de 1968, por ocasião das festividades dos 150 anos de Nova Friburgo. " Eu escalei as montanhas mais altas...", disse  Y ou-too A equipe de res...