Pular para o conteúdo principal

Considerações importantes



“No puedes hablar de eso, no, mi cariño”

Dona Maria 

Confesso sem embargo que não escrevo tudo quanto gostaria de dizer. Aliás, sem embargo, não. Vamos assumir que tal condição me cause um leve pesar. Vê bem. Se o sabonete está no final, se porventura a toalha de banho foi deixada nalgum canto remoto e desconhecido, pá: crônica. Se fico preso num congestionamento no viaduto, se passo com a roda do carro num buraco, se algo incrível e extraordinário (ou não) acontece no diário do burgo friburguense, pá: crônica. Se o computador desliga em meio a uma tarefa importante, se algum motociclista deixa a moto na vaga para veículos, se o cafezinho oferecido como cortesia no mercado me causa azia, pá: crônica. Tudo vira crônica.

Acontece, compreensivo leitor, que “o homem é dono do que cala e escravo do que fala”, disse Freud (parece original, mas nada mais é que uma releitura de “no muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente”, versículo de Provérbios). Por isso, antes de qualquer texto ser publicado em nosso digníssimo portal de notícias, ele passa obrigatoriamente pelo “Departamento Dona Maria de Leitura Preliminar”. “No puedes hablar de eso, no, mi cariño”, diz ela, que tem muito mais poder sobre mim do que aquele psicanalista austríaco. Inclusive, a epígrafe da crônica devia ser dela, e não dele (muda aí, caro editor!).

Vez ou outra, é preciso alterar o escrito em algum ponto, por recomendação acertadíssima de Dona Maria, quando não desistir da publicação dele, por completo. Ora, por quê? Porque ainda que não tenha sido a intenção do cronista, algumas colocações podem soar preconceituosas, intransigentes, ou simplesmente, prolixas, inconvenientes e chatas. E tudo isso é mais do que suficiente para exigir uma revisão mais cautelosa.

Pode parecer balela, mas são considerações importantes a se fazer. Imagine você, caro leitor, eu que tenho umas três ou quatro teorias da conspiração para tudo quanto é assunto (desde a falta de vagas para estacionar, até o aquecimento global), eventualmente tenho que acatar, ainda que levemente (levemente uma ova) contrariado, calar o texto. O cronista deveria falar sobre tudo! Mas pode? No, no puede.

Deixando isso bem claro e resolvido, faz-se oportuno mencionar que o bolodório número trinta e cinco do ano da graça de nosso Senhor Jesus Cristo de 2025, não era para ser sobre os aborrecimentos cotidianos e a forma de lidar com eles, era para ser um protesto disfarçado de crônica policial (existe esse gênero?), sobre fato público e notório, cuja causa e motivação permanecem o mais profundo enigma. “No puedes hablar de eso, no, mi cariño”, disse Dona Maria. “Não, não posso”, concordei entredentes. Minhas teorias  eram até um tanto fabulosas, admito, mas eu corria o risco de acertar em algum grau, mesmo sem querer. E talvez acabasse feito o Mel Gibson em 1997 (Deus me livre e guarde!).

Fazer o quê. Dona Maria estava certa. Não estava? Estava sim. Ninguém é suficientemente livre para dizer tudo o que pensa. Ah, eu queria falar sobre tudo, sobre qualquer cousa, poxa vida. Sobre os trailers de fast food, aquela obra gigantesca no centro da cidade, a Bolsa de valores e o escambau. Sobretudo… Pero puedo? No, no puedo.

George dos Santos Pacheco

georgespacheco@outlook.com

* Publicado originalmente no Portal Multiplix em 03 de setembro de 2025.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Túnel Eduardo Guinle é inaugurado em Nova Friburgo após 7 anos de obras

  Nova infraestrutura é marco na história da cidade e atende a um grande anseio da população por melhorias na mobilidade urbana O túnel rodoviário que liga os bairros de Olaria e Ypu foi oficialmente inaugurado hoje, após sete anos de obras. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o Governador do Estado do Rio de Janeiro. A obra é um marco na história da cidade e responde a um grande anseio da população friburguense por melhorias na mobilidade urbana. A nova infraestrutura promete reduzir o tempo de deslocamento entre os bairros e melhorar a fluidez do tráfego no centro da cidade, sobretudo na Praça Marcílio Dias. Além disso, a obra também vai contribuir para a redução da poluição do ar e do ruído, melhorando a qualidade de vida dos moradores. A inauguração do túnel é um passo importante para o desenvolvimento da cidade e demonstra o compromisso do governo com a melhoria da infraestrutura urbana. A população friburguense recebeu a notícia com entusiasmo...

Estátua de Machado de Assis é reinaugurada em Nova Friburgo após ato de vandalismo

Monumento que foi pichado com a frase 'Capitu inocente' é restaurado e volta a atrair turistas na Praça Getúlio Vargas A estátua de Machado de Assis, localizada na Praça Getúlio Vargas, em Nova Friburgo, foi reinaugurada após sofrer um ato de vandalismo que gerou indignação na comunidade local. A estátua, que é uma doação da Academia Brasileira de Letras ao município, foi pichada com a frase "Capitu inocente" em letras vermelhas, aparentemente em protesto ao enredo do livro "Dom Casmurro", no qual Bentinho, narrador da história,  questiona a fidelidade da esposa, Capitu. A estátua, que havia sido danificada, foi restaurada e agora volta a ser um ponto turístico importante na cidade. A obra de arte havia sido instalada na década de 1970 e era muito visitada por turistas que desejavam registrar o momento com o Bruxo do Cosme Velho. Machado de Assis tem uma ligação especial com Nova Friburgo, onde esteve em duas ocasiões para tratar de sua saúde e da saúde de s...

Mau tempo fecha Aeroporto de Nova Friburgo

Aeroporto Municipal Prefeito Heródoto Bento de Mello, em Conquista, fica fechado devido à forte neblina e condições climáticas adversas O Aeroporto Municipal de Nova Friburgo Prefeito Heródoto Bento de Mello, localizado em Conquista, teve suas atividades suspensas na manhã desta quinta-feira devido às condições meteorológicas adversas e à densa neblina que envolveu a região. Conforme relato da diretoria do terminal aéreo, a medida foi adotada visando garantir a segurança dos passageiros e tripulantes. A reduzida visibilidade, decorrente da neblina intensa, tornou impraticável a realização de operações aéreas com segurança. A equipe do aeroporto manteve estreita cooperação com as autoridades aeronáuticas para acompanhar as condições do tempo e definir o momento propício para retomar as atividades. Pouco antes das 8h, segundo informações dos funcionários do setor de atendimento, a situação foi normalizada, permitindo a liberação das operações. Em decorrência do ocorrido, três voos regist...

O macaco perante o Juiz de Direito

Andava um bando de macacos em troça, pulando de árvore em árvore, nas bordas de uma grota. Eis senão quando um deles vê no fundo uma onça que lá caíra. Os macacos se enternecem e resolvem salvá-la. Para isso, arrancaram cipós, emendaram-nos bem, amarraram a corda assim feita à cintura de cada um deles e atiraram uma das pontas à onça. Com o esforço reunido de todos, conseguiram içá-la e logo se desamarraram, fugindo. Um deles, porém, não pôde fazer a tempo e a onça segurou-o imediatamente. - Compadre Macaco, disse ela, tenha paciência. Estou com fome e você vai fazer-me o favor de deixar-se comer. O macaco rogou, instou, chorou; mas a onça parecia inflexível. Simão então lembrou que a demanda fosse resolvida pelo juiz de direito. Foram a ele; o macaco sempre agarrado pela onça. É juiz de direito entre os animais o jabuti, cujas audiências são dadas à borda dos rios, colocando-se ele em cima de uma pedra. Os dous chegaram e o macaco expôs as suas razões. O jabuti ouviu-o e no fim ordeno...